Como aumentar as visualizações e o engajamento no stories do Instagram?
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Você sabia que há formas e ferramentas de alavancar as visualizações dos seus stories e aumentar o engajamento? O algoritmo é atualizado com certa frequência, o que pode diminuir a entrega dos seus posts, mas há ferramentas do próprio Instagram que são capazes de aumentar seu engajamento. Confira as dicas que separamos para vocês:
Esteja familiarizado com o seu público
Pode parecer bobo, mas conhecer quem está do outro lado (e saber quem você quer do outro lado, quem é seu público alvo) é muito importante. Saber o que eles esperam ao chegar no seu perfil, o que preferem consumir de conteúdo, suas expectativas e gostos. Quanto mais você estiver familiarizado, mais condizente será o seu conteúdo e, consequentemente, maior será o retorno.
Coloque legenda em seus stories conversando com o público
Muitas vezes, as pessoas estão assistindo stories sem áudio. Se eles não sabem o seu assunto, pode ser que pulem seus stories e consumam o de outra pessoa. Mas, caso o story esteja legendado ou com alguma palavra-chave sobre o assunto, pode ser que alguém ative o som ou então acompanhe a sequência até o fim só pelo que você escreveu. Além disso, legendar stories também conta pontos na questão acessibilidade!
Utilize as ferramentas que o Instagram te oferece: enquetes, caixa de perguntas, termômetro...
Aqui temos vários pontos positivos. Primeiro que as pessoas adoram interagir em stories, e essa acaba sendo uma forma de se aproximar da sua audiência. Ofereça curiosidades ligadas ao que você vende e aos seus serviços com enquetes de verdadeiro ou falso, pergunte suas preferências em caixa de perguntas e comente depois, faça perguntas de sim ou não, formule testes... aqui vale abusar da criatividade com os assuntos e as ferramentas que você tem em mãos.
Outro ponto positivo é que o próprio aplicativo adora quando as ferramentas são utilizadas e, com a resposta dos seus seguidores, tende a entregar os seus stories para mais pessoas, pois percebe que o conteúdo é relevante.
Hashtags funcionam!
Basta saber escolher as que estejam mais alinhadas com o seu conteúdo e com as pessoas que você pretende atrair. Só vale ter o cuidado de verificar se a hashtag não é “escondida” pelo Instagram, o que te colocaria no temido shadowban. Para verificar isso, basta conferir se a hashtag pode ser seguida ou não, ou conferir alguma lista das chamadas “hashtags proibidas”.
Escolhendo as hashtags certas, você pode conseguir ainda mais público do seu nicho.
Utilize a ferramenta de geolocalização
Combinar a ferramenta de hashtag com a de localização pode te dar resultados incríveis! É interessante colocar uma marcação de localização que faça sentido para o público que você quer atrair, mas sem poluir demais o story com outras ferramentas e elementos como GIFs, por exemplo. Lembre-se que as pessoas buscam determinadas localizações e acabam vendo os stories marcados ali, e pense: quem eu quero atrair? Quem eu quero que veja esse story?
Crie uma rotina de posts
Quem não é visto, não é lembrado. Produza muitos, muitos stories. Manter uma rotina diária de posts alinhados com o seu conteúdo e com o seu público te mantem na mira do algoritmo.
Uma forma bacana de criar o hábito de postar e também para que seus seguidores se conectem cada vez mais com você é criando uma rotina de posts. Isso fideliza o público, que sabe o que esperar do seu perfil.
Utilize as menções
Imagine a seguinte situação: você pode fazer um post mostrando que seguiu a dica da conta x, ou que está assistindo algo que o colega recomendou, por exemplo, e dá a sua opinião, marcando a conta relacionada. Se você fez um story bacana, é bem capaz que a outra conta te reposte. Isso te dá alcance para várias outras contas e pode converter novos seguidores! Se você escolheu bem a conta a ser mencionada, provavelmente os seguidores vão gostar e se identificar com o seu conteúdo. Essa é uma ótima forma de conseguir novos seguidores.
Vale lembrar que quanto mais humanizado é o seu perfil, maiores são as chances de aumentar o seu engajamento. Mantenha a criatividade e a produção de conteúdo lá no alto!
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